Tá! Chega de divagações e vamos ao título do post: "Pensamentos Gastronômicos". O mesmo refere-se a esta última semana na cozinha. Preparei pratos triviais, como tilápia com legumes ao forno e o arroz branco com alho que faço sempre e minha filha diz que "nunca comeu um arroz melhor que o da Mã"...(Mã, só para registrar sou eu, que também sou Mumy, Mamãe, Kuni, Mãe, entre outros chamados especiais)
Fiz receitas que há "séculos" não fazia... Arroz Doce, quem ainda faz isso? Apesar de esquecida, pelo menos na minha família, esta é uma sobremesa tradicional e acabou agradando a quem esperimentou.
Também fiz Torta de Banana Invertida. Sabe aquela que fica com as bananas caramelizadas por cima? Hummmm! Eu nem lembrava direito o preparo, mas nada que um telefonema para a sogra não pudesse resolver. "É bom ter em quem confiar", ouvi esta frase em um comercial na televisão e é mesmo uma grande verdade. Por mais que a gente faça e resolva muitas coisas sozinho, é muito bom termos pessoas em quem confiamos...
Nesta semana elaborei também o cardápio para a comemoração do meu aniversário, que já passou, mas as meninas ainda querem a festa e eu idem. Adoro organizar festas, preparar os pratos, receber as amigas... Pensei assim: Preparo uma Torta de pão, dois ou três tipos de salgadinhos (estes vou encomendar porque não tenho a menor paciência com frituras), uma Salada de Carne Fria e um Antepasto de Berinjela com pão sírio, pão italiano e torradas. Quatro tipo de doces: Torta Charge (esta as meninas não dispensam nunca), Torta de Uva, Torta de Coco Queimado, Brigadeiro e Beijinho de copinho. Para beber: um Ponche de Frutas bem refrescante, refrigerante e frisante para as mais "ousadas"... ;)) Acho que assim está bem, neh?
Para o almoço de hoje fiz Moqueca de Cação, arroz branco, batata refogada e salada colorida... Maridão e filhota elogiaram... Ok! Ok! Eles são suspeitos, mas eu adoro quando dizem: "Nossa! Hoje você se superou, isto está fantástico!"... Meus kuscos... amooooooooooo!
Moqueca de Cação
3 dentes de alho socados em 1 xícara (chá) de suco de limão e sal a gosto
1 xícara (chá) de óleo de soja
1 xícara (chá) de coentro (não temos coentro fresco aqui, então eu usei as sementinhas que encontra-se na seção das especiarias, destacou bem o sabor, mas na próxima vez vou triturá-las)
1 xícara (chá) cebolinha picada
1 cebola grande, cortada em rodelas
2 tomates também cortado em rodelas
2 pimentões (um verde e outro amarelo)
1 xícara (chá) de leite de coco
½ xícara (chá) de azeite de oliva
½ xícara (chá) de óleo de dendê (Usei xícara de cafezinho como medida para o azeite e óleo).
Primeiro, despeje o óleo numa panela em fogo baixo.
O alho com suco de limão e sal vai servir para dar o primeiro tempero ao peixe, por isso, molhe as postas com a mistura.
Coloque na panela com óleo, já pré aquecido, deixe fritar. Vire as postas aos poucos para não grudar no fundo da panela. Faça isso com calma para não desmanchar.
Adicione os outros temperos, a cebolinha, o coentro, a cebola, os pimentões e os tomates.
Tampe e aguarde cerca de 5 minutos ou até ferver.
Acrescente o azeite de oliva e o óleo de dendê (esse é o detalhe que vai dar um gosto mais apurado à moqueca).
Por último, acrescente o leite de coco e deixe ferver por mais 5 minutos ou até cozinhar os temperos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário