sábado, 25 de setembro de 2010

"Chorando as pitangas"

Definitivamante estou com TPM de novo... Tá, tá, eu não fico exatamente uma maníaca depressiva nestes dias, nem tenho vontade de matar alguém... Mas, affffffffffff... fico muito chorona... Só hoje pela manhã, já me esbugalhei em lágrimas pelo menos três vezes.
Primeiro foi lendo um texto da Rita Lee, que descreve de uma forma muito sensível, a "força" que toda mulher possui... É isso aí Rita: "Nem toda feiticeira é cordunda. Nem toda brasileira é só bunda".
Depois, foi com um pps sobre a vida de José Saramago.. seu  amor por Pilar, a espanhola que, segundo ele, lhe deu uma segunda vida... "quando já não se espera nada, encontrei o que me faltava para passar a ter tudo"... Ai, ai!
E depois chorei porque estou triste mesmo. Aproveitei para chorar as "pitangas"...
Que escorra o nariz! Que fique parecendo um panda com o rímel borrado! Quero minha caixa de lenços!




Mas minha TPM também pode ser cultural, não é? Então?!
Na língua tupi, a palavra "pitanga" significa "vermelho". Assim, chorar as pitangas seria o mesmo que verter muitas lágrimas, até os olhos ficarem avermelhados. De acordo com o folclorista Luís da Câmara Cascudo, em seu livro Locuções Tradicionais do Brasil, "a imagem associada impôs-se: 'chorar pitanga' pelo lusitano 'chorar lágrimas de sangue', na sugestão da cor".

Um comentário:

  1. Essa foi uma das suas mais lindas postagens... profunda... a TPM realmente pode ser inspiradora... as palavras brotaram muito melhor que as necessárias lágrimas de pitanga... parabéns...
    Pitanga tem outra tradução:
    PI = 3,1416
    TANGA +Peça sumária de vestimenta

    ResponderExcluir